Desenvolvimento do capital humano

Qualificação substancial do contingente de profissionais para manutenção de habilidades relevantes e atualizadas.  

 

GRI-404-1

Média de horas de treinamento de colaboradores próprios por gênero

  2024 2023 2022 2021
Homens 29,56 35,45 33,89 31,40
Mulheres 26,28 27,31 32,20 29,38
Total 28,79 32,96 33,53 31,05

Não inclui a Unidade Pilar (Argentina).

GRI-404-1

Média de horas de treinamento de colaboradores próprios por categoria funcional

  2024 2023 2022 2021
Diretoria 10,66 2,76 7,92 0,02
Gerência e coordenação 45,05 22,67 21,8 23,31
Técnica 20,89 17,27 21,59 33,12
Administrativo 13,58 21,00 26,2 18,15
Operacional 30,6 37,91 37,47 31,96
Aprendizes 20,13 18,49 19,85 43,20
Estagiários 20,97 15,16 15,64 21,22
Total 28,79 32,96 33,53 31,05

Não inclui a Unidade Pilar (Argentina).

GRI-404-1

Média de horas de treinamento de colaboradores próprios por faixa etária

  2024 2023 2022
Até 30 anos 30,61 34,98 38,19
Maior que 30 anos até menor que 50 28,11 32,00 32,85
50 anos ou mais 18,14 24,64 21,59
Total 28,79 32,96 33,53

Não inclui a Unidade Pilar (Argentina).

GRI-404-1

Média de investimentos em treinamento por colaborador (R$)

  2024 2023 2022 2021
Total 390,24 314,93 574,80 725,43

Não inclui a Unidade Pilar (Argentina).

GRI-404-1

Retorno do Investimento de Capital Humano (R$)

  2024 2023 2022 2021
Receita total 19.645.000.000 18.023.749.000 20.033.000.000 16.481.388.000
Total de despesas operacionais 2.768.000.000 2.615.000.000 2.868.000.000 2.062.000.000
Despesas totais relacionadas
a colaboradores (salário + benefícios)
2.325.868.117,42 1.934.627.210 1.837.630.000 1.956.014.907
ROIC 8,25621 8,96457 10,34084 8,37182
Total de colaboradores 18.514 17.525 18.482 20.030

 

GRI-404-1

Programas de desenvolvimento de colaboradores

Programas de desenvolvimento de colaboradores Jornada da Liderança
Nome e descritivo do programa A Jornada da Liderança teve continuidade em 2024 com foco no desenvolvimento
contínuo de gestores e sucessores para seremembaixadores da Cultura
Klabin e preparando-os para os desafios atuais e futuros. A iniciativa promove
a sinergiaentre os programas oferecidos aos líderes de todos os negócios Companhia.
Descritivo dos benefícios para a Klabin O programa promove a compreensão dos processos de criação de valor,
equilibrando recursos, gerenciando prioridades, liderando as equipes para a sustentabilidade
e aprimorando o poder de decisão do time.

Prepara a liderança para lidar com os desafios do negócio, treinando-a em ferramentas
que favorecem diálogos mais abertos com as equipes. Proporciona alinhamento e reforço da cultura
organizacional e do perfil do líder Klabin. É uma oportunidade de integração, contribuindo para ampliar
a conexão entre as pessoas e para a construção de um ambiente mais cooperativo.
Impactos quantitativos (monetários e não monetários)

O programa mescla ações obrigatórias, alinhadas às necessidades da Companhia,
e de desenvolvimentoprofissional a partir de três pilares: aperfeiçoamento, sucessão
e novos líderes. Incentiva a aprendizagem contínua, com foco na formação teórica, na troca
de conhecimento com pares, líderes e liderados e na aplicação das habilidades no ambiente
de trabalho.Foram mais de 19.000 horas de treinamento, com adesão acima de 57% nas ações
da Jornada da Liderança, com mais de 1.100 líderes treinados.

No pilar aperfeiçoamento, para os níveis de gerência e coordenação, a Klabin desenvolveu
e implementou o DNA da Liderança. Com três módulos – liderança comunicadora, protagonismo
e segurança – desenvolvidos nos eixos técnico e comportamental, o programa tem como objetivo
alavancar a atuação da liderança responsável pela diretriz de segurança, eficiência e protagonismo
na gestão de pessoas e resultados. Foram mais de 40 turmas, a maior parte presencial, para aplicação de todos os módulos, com mais de 450 líderes treinados e 75% de adesão.

Os pilares sucessão e novos líderes, por sua vez, se baseiam no Programa Virando a Chave.
Desenhado exclusivamente para novos gerentes e coordenadores, ele contribui para a sensibilização
sobre o papel da liderança Klabin, formando profissionais capazes de conduzir com excelência
os rituais de gestão de pessoas.

Foram seis módulos, com média de 16 horas de treinamento por turma: ambiente
psicologicamente seguro, papel da liderança na Cultura Klabin, ambiente diverso,
desenvolvimento e performance, atração, relações trabalhistas e remuneração,
tudo construído e aplicado internamente. Foram 94 participantes, 73% do público.

Percentual de empregados que participaram do programa (%) 57%

Aprendizagem na Klabin

A Klabin valoriza o desenvolvimento dos colaboradores e reconhece a importância do aprendizado contínuo para ampliar a sustentabilidade e alavancar os resultados de negócio. O investimento na cultura de aprendizagem e no autodesenvolvimento é constante, incluindo o incentivo à utilização da plataforma de ensino online, Portal Escola de Negócios Klabin (ENK). O ambiente permite aos colaboradores aprender em qualquer hora e local acessando cursos, vídeos, artigos, seminários, posts, trilhas de conhecimento e enquetes de especialistas e instituições renomadas.

Portal Escola de Negócios Klabin (ENK)

Em 2024, foi concluída a revitalização do Portal ENK, com a entrega de uma plataforma mais atual e com melhorias na experiência do usuário, contribuindo para ampliar o volume de acessos. Nesse processo, foram incorporadas novas funcionalidades, a governança dos conteúdos foi aprimorada e o botão de “Favoritos" foi adicionado à página, que agora também conta com a sugestão inteligente de conteúdos, baseada nos hábitos dos usuários. A revitalização do Portal ENK ganhou o prêmio Think Work Innovations, na categoria RH inovador.

No ano, a plataforma incluiu 205 novos cursos, acumulou 155.000 horas de navegação e mais de 14.000 colaboradores treinados, com um total de 77,3% dos colaboradores que concluíram pelo menos um curso. Os conteúdos são diversificados e atendem às necessidades dos diferentes segmentos do público interno, com mais de 34 conteúdos técnicos conectados às necessidades dos times operacionais, 123 relacionados às competências da Atitude Klabin, sete conteúdos em inglês e seis em espanhol, demonstrando foco no desenvolvimento de colaboradores em todos os países em que a Companhia atua.

Em 2024, o ECOA, ecossistema de aprendizagem, focou na padronização e em conferir clareza às iniciativas de aprendizado da Klabin, ampliando a eficiência e a sinergia entre elas. O processo incluiu um diagnóstico, definição de metas, desenvolvimento de aprendizagem, a cocriação de processos e práticas e a implementação de projetos-piloto para integrar as ações e permitir sua melhoria contínua.

No ano, foram ainda consolidadas as rodas de conversa com a liderança como um espaço para compartilhar ideias e definir o tempo dedicado à aprendizagem, além de iniciativas de fortalecimento do Portal ENK, como reconhecimento dos usuários mais assíduos, formação de embaixadores e ações de ativação.

As ferramentas de capacitação disponíveis para os colaboradores da Unidade Florestal passaram por adequações, com a adoção de um modelo mais efetivo para as necessidades dos times da silvicultura. Os cursos obrigatórios foram os primeiros a serem reformulados, em parceira com as áreas corporativas, desenvolvidos sob medida para ampliar o entendimento do público.

Pilares da aprendizagem na Klabin

A área de Aprendizagem atua a partir de quatro pilares de conhecimento: Corporativo; Liderança; Comercial; Industrial e Florestal. Para cada um deles são desenvolvidos programas específicos de acordo com a necessidade e estratégia dos negócios.

Pilar Corporativo

Oferece soluções de capacitação em temas essenciais para o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores e em políticas que guiam a atuação da Klabin. Os destaques de 2024 estão detalhados a seguir:

  • Conexão Negócios Klabin: iniciativa focada em ampliar a visão de mercado dos colaboradores, em níveis nacional e internacional, bem como em desenvolver a sua compreensão sobre os impactos do contexto na estratégia e no planejamento do presente e do futuro da Companhia. Com conteúdos que trazem aprofundamento sobre a Klabin, contribuindo para ampliar a sinergia e a colaboração entre os diferentes negócios, o Conexão treinou 2.063 colaboradores ao longo de quatro horas.
  • Trilha Analytics: com duração de seis meses, incluindo tutoria individual e projeto aplicado, capacitou 69 pessoas durante 15 horas de carga horária e gerou 28 projetos finais focados na eficiência da operação. A trilha é uma iniciativa criada em 2021 para capacitar analistas e engenheiros nas boas práticas de coleta, análise de gestão de dados, preparando-os apara aplicar a mentalidade ágil e data-driven nas suas rotinas. Nessa frente, foram desenvolvidas outras duas ações em parceria com o time de Projetos Analíticos durante o ano: o Analytics Talks e Maratona de Analytics.
  • Programa de educação financeira: iniciativa voltada à saúde integral dos colaboradores, contribuindo para que sejam capazes de fazer um planejamento estruturado para o alcance de seus objetivos pessoais, familiares, profissionais e de seus sonhos, com foco na melhoria de sua vida no presente e preparando-os para cuidar do futuro. Ainda contribui para uma tomada de decisão bem-informada sobre o investimento em ILP. Em 2024, o programa disponibilizou 11 módulos de conteúdo e contemplou 4.206 participantes, 23% da base da Klabin.
  • Oferta do treinamento de conscientização sobre Integridade para todos os públicos, com destaque para a capacitação no Código de Conduta, com 3.738 participantes. O curso orienta os colaboradores na adoção de ações alinhadas às diretrizes e às práticas da Klabin.
  • Treinamento Anticorrupção: foi concluído por 685 líderes, 69% da base da liderança (supervisores, coordenadores e gerentes), e abordou a importância do combate às práticas corporativas corruptas e o aprofundamento dos conhecimentos sobre a lei Anticorrupção Brasileira.
  • Capacitação em Práticas Concorrenciais: contou com 663 conclusões, 83% da base de elegíveis. O treinamento é voltado às equipes das áreas Comerciais e de Suprimentos, com orientações sobre negociações justas, éticas e dentro da legalidade.
  • Conclusão do segundo ciclo do piloto do Programa de Idiomas, que ofereceu, a um grupo de 25 colaboradores, uma experiência de aprendizagem autodirigida, com aulas em grupo, disponíveis 24 horas por dia. Cada aluno pôde personalizar seu curso com base nas dificuldades apontadas pelo teste de proficiência, reduzindo em dois terços o tempo de desenvolvimento na língua, comparado aos métodos tradicionais. Foi estabelecida uma meta de estudos mensais de duas aulas em grupo e a conclusão de um nível. De janeiro a novembro, data do encerramento, 64% dos alunos avançaram em um ou mais níveis da plataforma e foram realizadas 731 aulas de conversação, com média de 26 aulas por aluno e 997 horas de estudo.

Pilar Comercial

Capacita as equipes em temas relacionados à área comercial, com impacto no desenvolvimento das pessoas e nos resultados dos negócios. As principais iniciativas de 2024 estão detalhadas a seguir:

  • Trilhas de desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais para os times, com 200 pessoas impactadas e mais de 70 horas de treinamento.
  • Minha Atitude Além do Comercial: o projeto treinou, no Negócio Embalagens, 15 colaboradores da área de Suporte Técnico e Sistemas de Embalagens, com carga horária de oito horas divididas em quatro módulos. Já o time Comercial da Unidade Florestal ingressou no 3º ano da trilha, com 90 colaboradores impactados em mais de 28 horas de treinamentos, estruturados em três módulos.
  • Lançamento de uma nova trilha, a Minha Atitude Gera Resultados – da Qualidade Total Waste (TW), com 16 pessoas treinadas. A iniciativa oferece conhecimento técnico para o time, de forma a ampliar o engajamento e o protagonismo das pessoas para alcançar melhores resultados. A trilha contou com 40 horas de conteúdos técnicos, conduzidos por educadores especialistas. Também foram disponibilizadas nove horas de conteúdos assíncronos no Portal ENK.

As trilhas proporcionam a integração entre áreas, fortalecem a gestão do conhecimento, a colaboração em grupos de trabalho e a sinergia de práticas e processos.

Pilar Industrial e Florestal

Tem foco nas capacitações operacionais, voltadas à segurança, eficiência e alinhamento às práticas ESG, apoiando a melhoria operacional da Klabin. As principais iniciativas de 2024 estão detalhadas a seguir.

Ao todo, 8.813 colaboradores foram treinados no Portal ENK, 48% da base da Klabin, em temas relacionados à segurança, como direção segura, com 2.408 conclusões; bloqueio de energia perigosa; introdução a Saúde e Segurança Operacional (SSO) e relato de segurança.

Com foco no desenvolvimento da comunidade, foi inaugurado, em abril, o Centro de Qualificação Profissional Manoel Ribas, em Telêmaco Borba (PR). O espaço conta com ambientes dinâmicos que simulam a prática da rotina industrial, contribuindo para o desenvolvimento dos alunos, além de bancadas didáticas de manutenção, produção de papel e segurança e é aberto também aos colaboradores da Klabin que buscam ampliar seus conhecimentos. Os resultados de 2024 foram os seguintes:

  • 142 jovens formados no ano para atuação em segmentos industriais e florestais, nos Programas de Trainee Operacional e Jovens Aprendizes.
  • Mais de 22.000 participantes utilizaram a estrutura em diversas ações de desenvolvimento.
  • 1.100 colaboradores treinados em fabricação de papel, recuperação e mecânica, contribuindo para eficiência operacional das unidades.
  • 8.500 colaboradores treinados continuamente em temas de segurança, totalizando mais de 26.000 horas de treinamento.

A Unidade Florestal ainda conta com o Centro de Treinamento Operacional e com o Centro de Treinamento de Manutenção, com salas de aula presenciais e simuladores de realidade aumentada, que trazem o mundo florestal real no ambiente virtual, além de bancadas práticas, equipamentos didáticos e três Equipamentos de Treinamento Florestal (ETFs). Durante o ano de 2024, mais de 3.000 operadores, mecânicos, técnicos, ajudantes, gestores e multiplicadores para empresas parceiras foram treinados nesses espaços em conteúdos teóricos e práticos, totalizando mais de 65.000 horas de treinamento sobre as áreas de Colheita, Logística, Silvicultura, Manutenção e aspectos de Segurança.

Além do resultado dos treinamentos, em 2024, a área de treinamento operacional foi reestruturada, sendo transferida para novo local. Também foram adquiridos e desenvolvidos novos simuladores de realidade aumentada, reforçando o compromisso da Klabin em investir em inovação nas soluções de aprendizagem. A partir do treinamento de manutenção, foi possível obter a recuperação de impostos por enquadramento de projeto na Lei do Bem, por meio do desenvolvimento de um simulador de treinamento prático.

O Superar, programa de melhoria contínua operacional, produziu, em parceria com a área de Melhoria Contínua, o Guia Selo Superar, documento que inclui a revisão dos níveis de certificação do programa, contribuindo para a atualização e a integridade da metodologia, a gestão do conhecimento e conferindo mais clareza aos papéis e responsabilidades. A auditoria do Selo Superar foi internalizada e 40 auditores internos foram capacitados para conduzi-la.

Pilar Liderança

Voltado ao desenvolvimento e fortalecimento das lideranças nos níveis de Diretoria, Gerência, Coordenação e Especialistas, baseado na Atitude Klabin. As principais iniciativas de 2024 foram:

  • Continuidade do Programa Ser Líder, que treinou mais de 550 líderes, 60% em pelo menos um módulo e 81% de média de aplicabilidade. Em 2024, a estratégia foi repassar rituais de gestão de pessoas para esse público e promover o alinhamento entre a coordenação e a gerência;
  • Continuidade do Programa Jornada da Liderança. Ver Gestão e engajamento de profissionais.

Atualizado e verificado em: 21/07/2025