Gestão de riscos

Atuação e operações responsáveis, com indivíduos de todos os níveis comprometidos e capazes de agir de maneira responsiva e participativa nos processos de tomada de decisão. 

A governança de riscos e impactos na Klabin atua de maneira integrada em duas frentes de ação: a Gestão de Riscos e a Gestão de Crise.

Diagrama de Gestão de Riscos e Crise

Gestão de Riscos

Divididos em cinco categorias – estratégico, financeiro, operacional, regulatório e socioambiental – os riscos são gerenciados na Klabin em conformidade com uma Política específica de Gestão de Riscos. Com o objetivo de prevenir perdas, antecipar eventos e evitar surpresas, a atuação acontece de forma preventiva por meio das etapas de identificação, classificação, avaliação, tratamento e monitoramento contínuo:

  • Identificação: em um processo coordenado pela Gerência de Riscos em conjunto com as Diretorias das áreas operacionais e/ou equivalentes, a identificação inclui reuniões com colaboradores que possuem amplo conhecimento das suas respectivas áreas de atuação para a definição dos aspectos a serem monitorados; a avaliação de documentações internas; a avaliação de terceiros; e o levantamento de cenários da atualidade.
  • Classificação: compreendidas as características de cada risco, é então determinada a sua origem, que pode ser interna ou externa.
  • Avaliação: os riscos identificados são avaliados em relação ao potencial impacto e vulnerabilidade. O grau de criticidade determinado a partir dessa avaliação – que pode ser baixo, médio, alto ou crítico – define o posicionamento do risco no mapa de riscos da Klabin e, por consequência, o nível de prioridade e as tratativas possíveis.
  • Tratamento: metodologicamente, as tratativas para os riscos na Klabin são duas, evitar ou aceitar. Quando aceitos, eles podem ser mantidos, reduzidos e explorados. Para isso, são elaboradas matrizes de riscos e planos de ação.
  • Monitoramento: em conjunto com as áreas e os donos dos riscos, é feito o acompanhamento dos planos de ação e, quando necessário, a inclusão de novos riscos de acordo com o amadurecimento da Companhia e em resposta a fatores externos. Os direcionadores são sempre

O mapa dos riscos priorizados é apresentado e monitorado bimestralmente pelos órgãos internos de governança da Klabin.

Exemplos de riscos, medidas de controle e mitigação

Risco identificado Descrição do Risco Medidas de mitigação
Rompimento e/ou explosões de equipamentos de vasos de pressão

Alguns equipamentos fundamentais para o processo de produção da Companhia, como caldeiras de recuperação, de vapor e tanques com produtos químicos, contêm fluídos e são projetados para trabalhar com pressões internas diferentes da pressão atmosférica.  

Em função disso, algum rompimento e/ou explosão poderá:

  • Gerar interrupções na produção por um prazo indeterminado ou até mesmo permanente;
  • Resultar em lesões corporais ou fatalidades;
  • Causar impactos ambientais.
  • A Gerência de Riscos, em conjunto com as Diretorias e gestores das áreas operacionais, desenvolve e monitora os planos de ação (quando aplicáveis);
  • Avaliações dos controles nas operações da Companhia por meio da execução de testes pela Auditoria Interna, proporcionando asseguração isenta e independente;
  • Procedimentos de manutenção contínua e preventiva dos ativos, incluindo paradas programadas das fábricas e desenvolvimento constante dos colaboradores;
  • Inspeções periódicas dos equipamentos realizadas por empresas especializadas do mercado;
  • Testes periódicos dos dispositivos de segurança relacionados a vasos de pressão;
  • Apólices de seguros ativas para os ativos e lucros cessantes (parcial).
Incêndios nas unidades fabris e florestais

A Companhia está sujeita a incêndios considerando o negócio de atuação, os insumos e equipamentos utilizados no processo produtivo e o produto final comercializado.

A ocorrência de incêndio nas unidades, especialmente nas fábricas de celulose e papel, poderá:

  • Interromper a produção por um período indeterminado ou permanentemente;
  • Resultar em lesões ou fatalidades;
  • Gerar impactos ambientais.
  • A Gerência de Riscos, em conjunto com as Diretorias e gestores das áreas operacionais, desenvolve e monitora os planos de ação (quando aplicáveis);
  • Avaliações dos controles nas operações da Companhia por meio da execução de testes pela Auditoria Interna, proporcionando asseguração isenta e independente;
  • Implementação de sistemas de prevenção, combate e controle a incêndio nas fábricas e florestas;
  • Testes periódicos dos dispositivos de segurança e combate à incêndios;
  • Desenvolvimento constante dos colaboradores em relação aos procedimentos de emergência;
  • Apólices de seguros ativas para os ativos e lucros cessantes (parcial).
Segurança Cibernética

Falhas nos sistemas de Tecnologia de Informação da Companhia e/ou nos sistemas de processamento de dados contratados externamente podem afetar adversamente as operações da Companhia, resultando em:

  • Paralisações parciais e/ou temporárias de suas atividades;
  • Perda de clientes;
  • Descumprimento da legislação e regulamentação aplicáveis;
  • Descumprimento de obrigações assumidas perante terceiros;
  • Comprometimento da segurança de dados próprios e de terceiros, com a perda, captura ou divulgação de informações confidenciais ou sensíveis, incluindo estratégicas;
  • Aumento de litígios.

Klabin age em conformidade com padrões como a ISO 27.001 e a IEC 62.443, atuando nas seguintes frentes:

  • Segurança de perímetro: tecnologia para reforçar as soluções de segurança de borda (primeira proteção do mundo externo) e segregação da infraestrutura;
  • Segurança de rede: soluções para monitoração e gerenciamento de rede, contemplando a proteção contra ameaças, acesso seguro e controlado, filtro de conteúdo e segregação do ambiente;
  • Segurança de ponto final (endpoint): proteção dos servidores, estações de trabalho, smartphones e tablets contra ameaças avançadas;
  • Segurança de aplicação: proteção das aplicações críticas para o processo;
  • Segurança de dados: tecnologia para proteção das informações críticas durante todo o ciclo de vida, bem como do local onde elas se encontram, o que inclui a criação de cópias de segurança e a implementação procedimentos de recuperação;
  • Monitoramento e resposta: monitoração das tecnologias e processo de segurança da informação por meio da gestão de incidentes, de indicadores de desempenho e de análises forenses;
  • Prevenção e gerenciamento baseados na gestão de riscos, na governança, na arquitetura em processos de treinamento, conscientização e compliance;
  • Gestão de Vulnerabilidades, ameaças avançadas e prevenção e resposta a incidentes com atuação em cibersegurança, Hardening e simulação de incidentes cibernéticos;
  • Gestão de Identidades: definição de procedimentos e responsabilidades envolvendo o ciclo de vida dos acessos dos usuários, cofre de senhas e contas de serviços e administrativas.

Exemplos de riscos emergentes

A gestão de riscos da Klabin também contempla riscos de longo prazo intrinsecamente ligados à longevidade e sobrevivência do negócio, como:

Risco emergente 1: perda da biodiversidade
Definição Como resultado da extinção e/ou redução das espécies de fauna e flora, o colapso dos ecossistemas implica consequências irreversíveis para o meio ambiente, a humanidade e a atividade econômica, com a destruição permanente do capital natural.
Impacto para o negócio A perda de biodiversidade ameaça a capacidade dos ecossistemas de fornecer recursos e serviços (por exemplo, dispersão de pólen e sementes, controle natural de pragas, regulação de água e clima, conservação de solo e nutrientes etc.) que são essenciais para sustentar os altos rendimentos das plantações da Klabin.

Investimentos adicionais em técnicas e P&D para substituir ou compensar artificialmente os serviços ecossistêmicos perdidos aumentarão o custo das operações sem garantia de atingir os resultados pretendidos com efetividade satisfatória.
Medidas de mitigação
  • Manutenção do Programa de Monitoramento Contínuo de Fauna e Flora, dedicado a compreender o comportamento das espécies e adotar medidas de prevenção e mitigação, como iniciativas para reduzir acidentes nas estradas, ações de renaturalização e pesquisas científicas;
  • Ampliação das frentes de monitoramento com apoio da tecnologia: implantação de ferramentas de geolocalização e sinais de rádio, de câmeras de armadilha e do rastreamento de espécies via DNA;
  • Atuação do centro de estudo de biodiversidade do Parque Ecológico Klabin (PEK) no monitoramento e reestabelecimento dos níveis de qualidade das florestas por meio da restauração da vida selvagem. O departamento ainda estuda formas de incorporar sensores IoT para aumentar os dados relacionados e tomar decisões mais eficientes no que tange à conservação de espécies.
 
Risco emergente 2: crise de recursos naturais
Definição A Crise de Recursos Naturais é categorizada pelo Fórum Econômico Mundial como uma Ameaça Existencial e envolve crises químicas, alimentares, minerais, hídricas ou de outros recursos naturais em escala global como resultado da superexploração humana e/ou má gestão de recursos naturais críticos.
Impacto para o negócio Como empresa de Celulose e Papel e de negócios intensivos em água e terra, a Klabin depende da qualidade dos recursos naturais para entregar produtos ao mercado – a disputa por esses recursos pode gerar tensões entre a empresa, a comunidade e as autoridades locais. Além disso, o aumento da demanda por terra para outros fins devido à expectativa de um aumento significativo na população pode elevar os custos de produção e alterar a competitividade dos negócios.
Medidas de mitigação Todas as operações da Klabin incorporam em sua estratégia aspectos de gestão ambiental, como água, energia, mudanças climáticas e biodiversidade em uma abordagem de visão sistêmica. O risco de recursos naturais e seus impactos derivados também são abordados na Agenda 2030 da Klabin com metas que visam reduzir resultados adversos:
  • Ampliar a rede de parceiros florestais por meio do Programa Plante com a Klabin, que abrange grandes e pequenos produtores, para aumentar a diversificação das fontes de madeira;
  • Melhorar a tecnologia de plantio e colheita para utilizar menos solo e operar em superfícies irregulares, sem diminuir áreas de conservação e corredores ecológicos;
  • Ter 100% das operações florestais sob gestão própria com gerenciamento de hidrossolidariedade, que é uma estratégia baseada no equilíbrio entre a produção florestal e a produção de água. Dessa forma, é possível integrar as diferentes necessidades do insumo, incluindo as necessidades das comunidades vizinhas e os processos ecológicos.

Gestão de Crise

Gestão de Crise é a capacidade organizacional de antecipar, lidar e se recuperar de situações adversas significativas, minimizando os impactos negativos e restaurando a normalidade o mais rápido possível.

Dentre as ferramentas de gestão de crise adotadas pela Klabin, o Plano de Continuidade de Negócio (PCN) é um processo amplo que:

  • Identifica potenciais ameaças e impactos aos processos da organização;
  • Promove a preparação organizacional capaz de manter ou rapidamente retomar as funções críticas do negócio após uma crise ou desastre;
  • Provê respostas efetivas com o intuito de salvaguardar os interesses das partes interessadas, a reputação, a marca e as atividades de criação de valor.

Desde 2023, a Companhia faz a autoavaliação dos seus planos de ação envolvendo a gestão de crises por meio de um sistema informatizado, que permite o aprimoramento do processo e a maior integração com a metodologia de gestão de riscos.

A temática de direitos humanos engloba assuntos de ordem ambiental, social e de governança, como práticas trabalhistas, de saúde e segurança, diversidade e não discriminação, relacionamento com comunidades, meio ambiente e proteção de dados. Em função da interdisciplinaridade do tema, a gestão de Direitos Humanos na Klabin é feita de forma transversal, apoiada por um conjunto completo de normativos:

  • Código de Conduta
  • Código de Conduta do Fornecedor
  • Manual Anticorrupção
  • Política de Sustentabilidade
  • Política de Diversidade e Empregabilidade
  • Política de Direitos Fundamentais nas Relações de Trabalho
  • Política de Responsabilidade Socioambiental na Contratação de Fornecedores
  • Política de Proteção à vida
  • Política de Segurança Cibernética

Todos esses compromissos se baseiam em marcos internacionalmente reconhecidos, como os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos; a Carta Internacional de Direitos Humanos (que considera a Declaração Universal de Direitos Humanos e os Pactos da ONU sobre Direitos Civis e Políticos, e Direitos Econômicos e Sociais); as convenções da Organização Internacional do Trabalho; e convenções sobre diversidade biológica, meio ambiente e clima. Também são consideradas norteadoras as diretrizes do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

Em 2024, não houve relato de nenhum caso ou violação de Direitos Humanos envolvendo a Companhia.

 

GRI-411-1 SASB-RR-FM-210a.1 SASB-RR-FM-210a.2

COMUNIDADES TRADICIONAIS

Total de área florestal em terras indígenas (em acres)

2021 2022 2023 2024
0 0 0 0

Número de comunidades tradicionais identificadas (buffer de 10km das áreas de manejo florestal da Klabin)

2021 2022 2023 2024
161 172 172 177*

A Klabin realiza o mapeamento, identificação e caracterização de todas as comunidades tradicionais – quilombolas, faxinalenses e povos indígenas – situadas em suas áreas de influência. Esse trabalho passou por diferentes etapas nos últimos anos:

  • 2019: foi realizada a identificação e caracterização de 81 comunidades tradicionais identificadas no buffer de 10km das áreas de manejo florestal da Klabin, no Paraná;
  • 2020: em razão da expansão da base florestal da Klabin, em 2020 foi conduzido um novo trabalho de identificação das comunidades tradicionais presentes no buffer de 10km das áreas de manejo florestal da companhia, dessa vez abrangendo os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. O resultado foram 80 novas comunidades identificadas para posterior caracterização.
  • 2022: após uma pausa de dois anos em função da pandemia da Covid-19, começou o trabalho de caracterização das 80 novas comunidades identificadas anteriormente.
  • 2023: dada a continuidade da expansão florestal, 16 novas comunidades foram identificadas.
  • 2024: foi concluído o trabalho de caracterização das comunidades identificadas até o momento, resultando em:
    • Terras Indígenas - 19
    • Quilombolas - 55
    • Faxinais – 103 (com 15 agregados em sistema Faxinal*)

No relacionamento com todas as comunidades identificadas e caracterizadas, a empresa respeita a legislação brasileira e segue as recomendações da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), garantindo o direito ao consentimento livre, prévio e informado (CLPI). Em 2024, não houve casos de violação de direitos dos povos indígenas e/ou comunidades tradicionais.

*Os estudos, realizados por meio de dados de bases oficiais e dados primários, permitiram uma análise aprofundada sobre a presença dos faxinais no território de atuação da Klabin no Paraná. Dentre os 103 identificados, 15 mantêm o status de faxinal agregado, enquanto os demais, ao longo dos anos e por diversos fatores externos, perderam suas características de tradicionalidade. Assim, dentro do nosso território de atuação, verificamos a presença de 89 comunidades tradicionais situadas em um raio de 10 km das áreas de manejo florestal da companhia.

 

GRI 412-1 SASB RR-FM-210a.2

Relacionamento com públicos de interesse sobre direitos humanos, direitos indígenas e comunidade local

A área de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin atua de forma coorporativa, apoiando todas as unidades da Companhia, com o intuito de preservar e melhorar o relacionamento da empresa com seus públicos de interesse e partes afetadas; de anular ou mitigar impactos causados por sua operação; e de promover ações que contribuam com o desenvolvimento local dos municípios onde ela atua. Dessa forma, suas principais frentes de trabalho são:

  • Atuação preventiva nos possíveis impactos sociais vinculados às operações florestais e fabris da Klabin;
  • Identificação de oportunidades para o engajamento com as comunidades locais e desenvolvimento regional do território;
  • Promoção e ampliação do diálogo entre a Klabin e o poder público, comunidade local/tradicional e demais públicos interessados.

 

Devida diligência em direitos humanos na Klabin

A devida diligência em direitos humanos na Klabin é conduzida de forma estruturada e contínua, com base nos Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU. O processo abrange 100% das operações da companhia e está integrado às suas práticas de governança e gestão de riscos, contemplando toda a cadeia de valor, comunidades impactadas e novas relações comerciais (aquisições e joint ventures).

Em 2021, a Klabin iniciou a primeira etapa da devida diligência em direitos humanos, conduzida por uma consultoria independente. Desde então, o processo vem sendo continuamente aprimorado e implementado, estruturando-se em seis etapas principais:

 

 

1. Compromisso Político

Embora a Klabin ainda não possua uma política exclusiva de direitos humanos, o tema está presente em diversas diretrizes corporativas, como:

  • Código de Conduta
  • Código de Conduta do Fornecedor
  • Manual Anticorrupção
  • Política de Sustentabilidade
  • Política de Diversidade e Empregabilidade
  • Política de Direitos Fundamentais nas Relações de Trabalho
  • Política de Responsabilidade Socioambiental na Contratação de Fornecedores
  • Política de Proteção à vida
  • Política de Segurança Cibernética

Todos esses compromissos se baseiam em marcos internacionalmente reconhecidos, como os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos; a Carta Internacional de Direitos Humanos (que considera a Declaração Universal de Direitos Humanos e os Pactos da ONU sobre Direitos Civis e Políticos, e Direitos Econômicos e Sociais); as convenções da Organização Internacional do Trabalho; e convenções sobre diversidade biológica, meio ambiente e clima. Também são consideradas norteadoras as diretrizes do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

2. Avaliação de risco e impacto

  • Mapeamento de riscos de direitos humanos

Foi elaborado um mapeamento de riscos de direitos humanos, com o objetivo de identificar os principais riscos inerentes de impacto sobre os direitos humanos relacionados ao negócio da Klabin, considerando suas atividades e operações próprias, bem como suas relações comerciais. A identificação dos riscos se baseou no mapeamento dos detentores de direitos que poderiam ser impactados.

O diagnóstico considerou os riscos previamente definidos para cada uma das cadeias de suprimentos envolvidas: madeira, cavacos, logística e outros bens e serviços. As comunidades locais foram consideradas todas aquelas potencialmente impactadas pelas operações da cadeia de valor da Klabin, incluindo produtores florestais, industriais, logística e fornecedores florestais da Companhia.

Detentores de Direitos Subgrupos inclusos Riscos Inerentes
Colaboradores
próprios e terceiros
Mulheres, negros, pessoas
com deficiência, pessoas
LGBTQI+, dentre outros
  • Saúde e segurança
  • Liberdade de associação e negociação coletiva
  • Discriminação e assédio
  • Jornadas de trabalho
  • Salário digno
  • Privacidade
Trabalhadores da cadeia de suprimentos

Mulheres, negros, pessoas com
deficiência, pessoas LGBTQI+,
dentre outros;

Menores de idade

  • Saúde e segurança
  • Liberdade de associação
    e negociação coletiva
  • Discriminação e assédio
  • Jornadas de trabalho
  • Salário digno
  • Trabalho infantil
  • Trabalho forçado
Comunidades locais

Mulheres, negros, pessoas
com deficiência, pessoas LGBTQI+,
dentre outros;


Menores de idade


Comunidades indígenas e tradicionais

  • Segurança das comunidades
  • Acesso à terra e aos meios de subsistência*
  • Impactos sobre povos indígenas e comunidades tradicionais
  • Impactos ambientais
  • Conflitos envolvendo forças de segurança**
  • Exploração sexual infantil
  • Impacto sobre o acesso à infraestrutura pública
Clientes -
  • Segurança do produto
  • Privacidade

* Inclui meeiros, caseiros, posseiros
** Inclui defensores ambientais e de direitos humanos

 

  • Avaliação da capacidade de gestão

Essa etapa foi intensificada em 2024, com a condução de uma avaliação comparativa entre as práticas da Klabin e os requisitos internacionais. Como resultado, foi estruturado um processo contínuo de atualização periódica dos riscos identificados, fortalecendo a governança.

A avaliação foi integrada ao sistema de gestão de riscos da companhia (ERM), ampliando a tabela de impactos para incluir temas de direitos humanos além de Saúde e Segurança. A classificação dos riscos seguiu um framework baseado nos critérios de severidade dos UNGPs, considerando:

  • Escala: gravidade do impacto
  • Grau de reparabilidade: facilidade de retorno à situação anterior ao impacto
  • Escopo: número de indivíduos potencialmente afetados

Como desdobramento, foi realizado um cruzamento entre o risco inerente e a capacidade de gestão da companhia, resultando em recomendações e planos de ação de curto, médio e longo prazo, com base nas lacunas identificadas e na priorização das ações.

  Curto-prazo Médio-prazo
Sistema de gestão Compromisso político -
Avaliação de risco e impacto -
Avaliação de risco e impacto -
Adoção de medidas de prevenção e mitigação -
Monitoramento da eficácia -
Relatoria -
Mecanismo de reclamação e denúncia -
Temas específicos Saúde e segurança* Trabalhadores da cadeia de suprimentos
Liberdade de associação coletiva* Acesso à terra e aos meios de subsistência
Discriminação e assédio* Salário digno*
Jornada de trabalho* Conflitos envolvendo forças de segurança
Segurança das comunidades  
Povos indígenas e comunidades tradicionais  
Impactos sobre a infraestrutura pública -
Exploração sexual infantil -

*Temas que incluem colaboradores diretos e indiretos.

3. Adoção de medidas de prevenção e mitigação - integração nos processos internos

Com base nos riscos mapeados e na análise da capacidade de gestão, foram recomendadas medidas para prevenir e mitigar possíveis violações de direitos humanos, integrando essas ações aos processos internos da companhia.

4. Monitoramento da eficácia

A fase seguinte consistiu na definição e implementação de indicadores-chave de desempenho (KPIs) voltados ao monitoramento da eficácia das ações adotadas para prevenir e mitigar riscos relacionados aos direitos humanos. Esses KPIs foram integrados aos KODS da companhia, melhor alinhando compromissos estratégicos e os resultados operacionais.

5. Relatoria

A Klabin reporta temas referentes aos direitos humanos em seu Relatório de Sustentabilidade e Painel ASG.

6. Mecanismos de reclamação e denúncia

A companhia disponibiliza canais acessíveis e seguros para denúncias e reclamações, voltados a públicos internos, externos e comunidades impactadas. Mais informações estão disponíveis na seção Conduta Ética e Integridade do Painel ASG.

 

Ações de mitigação e prevenção

Tema 1: Saúde e Segurança
 

100% das operações cobertas

KPIs: taxa de frequência de acidentes com afastamento (próprios e contratados); número de vidas mudadas; taxa de gravidade de acidentes com empregados próprios e contratados; nível das unidades na metodologia Hearts and Minds.

As ações tomadas são consideradas suficientes? Sim

A Klabin possui um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) que abrange todas as operações, colaboradores próprios e terceiros. Complementarmente, seis unidades industriais são certificadas pela ISO 45001, enquanto as plantações próprias das unidades florestais são certificadas no FSC® Manejo, que avalia aspectos de saúde e segurança dos colaboradores envolvidos nestas atividades. A conformidade dos procedimentos com o SGSSO e com os requisitos da ISO 45001 e do FSC é avaliada periodicamente por meio de auditorias.

Também, existem procedimentos para:

  • Identificação contínua de perigos, avaliação de riscos e determinação dos controles necessários;
  • Oferta de treinamentos em SSO de acordo com a função e exigências legais;
  • Registro, investigação e análise de acidentes e incidentes;
  • Identificação do potencial para emergências e procedimentos para resposta.

Tema 2: Liberdade de associação e negociação coletiva
 

100% das operações cobertas

KPIs: percentual de empregados cobertos por acordos de negociação coletiva

As ações tomadas são consideradas suficientes? Sim

Todos os colaboradores próprios são cobertos por acordos coletivos. Adicionalmente, o Código de Conduta inclui a liberdade de associação sindical a todos os colaboradores.

Tema 3: Diversidade e Inclusão
 

100% das operações cobertas

KPIs: porcentagem de mulheres na liderança; porcentagem de pessoas colaboradoras pertencentes aos grupos de minorizados que avaliam positivamente as condições de respeito e igualdade no ambiente de trabalho

As ações tomadas são consideradas suficientes? Sim

Desde 2019, são desenvolvidas campanhas, treinamentos, workshops, palestras e rodas de conversa sobre temas como racismo, equidade de gênero, vieses inconscientes, linguagem inclusiva e assédio. A maioria das atividades tem como público-alvo todos os funcionários próprios e terceiros, possibilitando a abordagem do tema para diversos níveis hierárquicos.

A Companhia também promove capacitação para grupos de acolhimento e para as equipes de Gente & Gestão (que são diretamente envolvidas nesses casos), com o acompanhamento da área de Integridade e de um professor e consultor em Antropologia.

Paralelamente, há procedimentos direcionados para endereçar denúncias de assédio e discriminação via Canal de Ouvidoria.

Tema 4: Cadeia de suprimentos
 

100% das operações cobertas

KPIs: porcentagem de fornecedores críticos contemplados pelo Programa de Gestão Sustentável da Cadeia de Fornecimento

As ações tomadas são consideradas suficientes? Sim

O Código de Conduta e as Diretrizes de Responsabilidade Socioambiental para a Contratação de Fornecedores estabelecem os padrões mínimos referentes a direitos humanos para os fornecedores. Para contratos, Klabin conta também com o Caderno de Requisitos Mínimos de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional para a Contratada.

Tema 5: Trabalho análogo à escravidão e/ou infantil
 

100% das operações cobertas

KPIs: número de fornecedores identificados como causadores de impactos sociais negativos reais e potenciais

As ações tomadas são consideradas suficientes? Sim

Por ser signatária do Pacto Nacional a Favor da Erradicação do Trabalho Escravo, a Klabin se compromete com o cruzamento de sua base de Fornecedores ativos e inativos, múltiplas vezes ao ano, com os nomes listados no Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à escravidão (popularmente conhecido como “Lista Suja do Trabalho Escravo”). Assim, caso haja algum apontamento, a Companhia toma as seguintes ações:

  • Identificação do fornecedor e serviço prestado (data, local, entre outros dados);
  • Notificação formal à parte demandando esclarecimentos e declaração sobre as medidas corretivas implementadas (e sugestões de aprimoramento, caso necessário).

A partir dessa etapa, é avaliado se o fornecedor será monitorado ou se o fornecimento será interrompido. Em 2024, não foram registrados casos de fornecedores da cadeia da Klabin que tenham sido citados em tal lista.

Tema 6: Comunidades
 

100% das operações cobertas

KPIs: número de casos ou violações de Direitos Humanos envolvendo a Companhia

As ações tomadas são consideradas suficientes? Sim

A Klabin conta com um procedimento de gestão de conflitos com comunidades, que estabelece um comitê interno para endereçamento das reclamações consideradas procedentes. Além disso, a Companhia mantém o Fale com a Klabin, canal dedicado para atender demandas, queixas e reclamações da comunidade.

Tema 7: Comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, faxinalenses, etc)
 

100% das operações cobertas

KPIs: número de casos de violações de direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais

As ações tomadas são consideradas suficientes? Sim

A Klabin mapeia todas as comunidades tradicionais de suas áreas de influência de acordo com os procedimentos descritos na seção “Número de comunidades tradicionais identificadas (buffer de 10km das áreas de manejo florestal da Klabin)” desta mesma ficha.

Tema 8: Engajamento com partes interessadas
 

100% das operações cobertas

KPIs: índice de aceitação da Klabin nas comunidades locais

As ações tomadas são consideradas suficientes? Sim

A atuação da Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin está descrita com mais detalhes na seção “Relacionamento com públicos de interesse sobre direitos humanos, direitos indígenas e comunidade local" desta mesma ficha.

Tema 9: Meio Ambiente
 

100% das operações cobertas

KPIs: número de multas e sanções não monetárias associadas a questões ambientais

As ações tomadas são consideradas suficientes? Sim

Todas a unidades operacionais da Klabin operam de acordo com um Sistema de Gestão Ambiental que inclui:

  • Meios para registro de anomalias ambientais dentro das unidades;
  • Registro do ocorrências e reclamações de partes interessadas, com a devida análise da ocorrência e monitoramento dos requisitos legais aplicáveis;
  • Levantamento de aspectos e impactos ambientais de todas as operações;
  • Ações de mitigação, como o manejo florestal hidrossolidário e em mosaico;
  • Programas de monitoramento ambiental nas regiões do entorno.

Tema 10: Proteção de Dados
 

100% das operações cobertas

KPIs: porcentagem de colaboradores diretos e indiretos incluídos na linguagem digital

As ações tomadas são consideradas suficientes? Sim

A Klabin possui uma estrutura de governança voltada à proteção de dados, com monitoramento sistemático constante e políticas e procedimentos de segurança cibernética baseados em normativas ISO, na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e no Marco Civil da Internet. Essas informações são disponibilizadas a todos os colaboradores por meio de uma Cartilha de Segurança Cibernética e de treinamentos sobre o tema.

Fornecedores que têm acesso a dados da Klabin e de seus colaboradores são informados a respeito de suas responsabilidades por meio do contrato e também preenchem um formulário de Compliance com a LGPD.

GRI-3-3

A Gerência de Riscos da Klabin foi criada em 2018 com o apoio e suporte da alta administração (Conselho de Administração e Diretoria). A área busca aplicar melhores práticas para apoiar as áreas operacionais, corporativas e/ou equivalentes, na:

  • Análise de seus processos, com foco em mapeamento e avaliação dos riscos;
  • Implementação de controles e/ou ações;
  • Implementação de planos de continuidade operacional e do negócio.

Em novembro de 2020, foi criado o Comitê de Auditoria e Partes Relacionadas, um órgão de assessoria ao Conselho de Administração, que tem entre suas funções a avaliação dos mecanismos de controle das exposições a risco da Companhia. A Gerência de Riscos tem, no mínimo, duas reuniões fixas anuais com esse comitê com o objetivo de atualizar os conceitos e a metodologia de gerenciamento de acordo com o modelo “Tone the Top”, bem como discutir os principais riscos e planos de ação.

No ano de 2021, foi implementado o software de gerenciamento de riscos IB Solutions, visando a automatizar o processo de follow-up das ações e controles dos donos dos riscos e das ações, auxiliar na rastreabilidade e histórico das alterações e facilitar a criação de dashboards.

A Klabin acredita que a cultura de gestão de riscos em uma organização é o ponto central para promover e concretizar em todos os níveis da Companhia a importância do tema. Além das apresentações regulares de temas relacionados a riscos ao Conselho de Administração, a empresa iniciou em 2022 um programa interno de educação de lideranças, que inclui atualização sobre gestão de riscos (metodologia, principais riscos etc.) para novos diretores e conselheiros. Os procedimentos associados à gestão de riscos receberam auditoria interna em 2023.

Em 2024, destacamos que o treinamento online em gestão de riscos, disponível no portal ENK, foi incluído entre os treinamentos obrigatórios para todos os colaboradores. Essa iniciativa reforça a importância do tema e amplia sua disseminação em todos os níveis da Companhia. 

FRAMEWORK – LINHAS DE DEFESA

Framework - Linhas de Defesa da Klabin
  • 1° Linha: composta pelas áreas operacionais e equivalentes, cujas equipes são responsáveis pelas atividades diárias operacionais da Companhia e assumem a responsabilidade primária pela identificação, avaliação e gestão dos riscos;
  • 2° Linha: composta pelas áreas de gestão de riscos e afins (Integridade, Controles Internos e Segurança da Informação), que são responsáveis por monitorar e supervisionar as atividades da 1° linha, bem como fornecer orientação sobre práticas adequadas de gerenciamento de riscos;
  • 3° Linha: composta pela área de Auditoria Interna independente, que revisa e avalia a atuação da 1ª e da 2ª linha com o objetivo de garantir que os processos de gerenciamento de riscos e controles internos sejam eficazes e estejam em conformidade com as melhores práticas de governança corporativa.

Atualizado e verificado em: 04/07/2024