Saúde e segurança ocupacional

Proposta de valor: Ambientes de trabalho seguros e protegidos que promovam a integridade, a saúde e o bem-estar físico e psicológico das pessoas, no exercer de suas funções e no transcorrer de suas vidas. 

KODS 2030

Manter a taxa de frequência de acidentes com afastamento (próprios e contratados) abaixo de 1 

 

Taxa de frequência de acidentes com colaboradores diretos e indiretos (por milhão de horas trabalhadas)* 

 

2024 

2023 

2022 

2021 

Colaboradores 

(diretos e indiretos) 

1,82 

1,39 

1,34 

1,7 

Redução y-o-y** 

-31 

-0,03 

0,21 

0,22 

Cobertura 

100% 

100% 

100% 

100% 

* Memória de cálculo: ACA x 1.000.000/hht. 

** Análise “ano a ano”. 

Taxa de frequência de acidentes com colaboradores diretos (por milhão de horas trabalhadas)* 

 

2024 

2023 

2022 

2021 

Colaboradores diretos 

2,78 

1,74 

1,59 

2,07 

Redução y-o-y** 

-58% 

-8% 

23% 

22% 

Cobertura 

100% 

100% 

100% 

100% 

* Memória de cálculo: ACA x 1.000.000/hht. 

** Análise “ano a ano”. 

Taxa de frequência de acidentes com colaboradores indiretos (por milhão de horas trabalhadas) * 

 

2024 

2023 

2022 

2021 

Colaboradores indiretos 

1,1 

1,09 

1,11 

1,31 

Redução y-o-y** 

-0,01 (-1%) 

0,02 

0,15 

0,18 

Cobertura 

100% 

100% 

100% 

100% 

* Memória de cálculo: ACA x 1.000.000/hht. 

** Análise “ano a ano”. 

 

O ano de 2024 foi desafiador em termos de segurança. A taxa de frequência de acidentes ficou acima da meta e apresentou piora em relação a 2023, reforçando a necessidade de uma atuação ainda mais efetiva no fortalecimento da cultura de segurança e na gestão de riscos em todas as unidades. A maior parte das ocorrências envolveu colaboradores diretos e foi de potencial leve de gravidade.  

Ao todo, foram registrados 151 eventos envolvendo colaboradores diretos e indiretos, sendo 66% classificados como de baixa gravidade. 

  • 99 das ocorrências envolveram colaboradores diretos, com 71,5% de potencial leve de gravidade. 

  • 52 ocorrências envolveram colaboradores indiretos, com 60% de potencial leve. 

Em resposta aos desafios, a Klabin avançou na gestão do tema, investindo em melhoria da governança, revisão de padrões, implementação de programas e de ações estratégicas para reduzir ocorrências de alto potencial e fortalecer a segurança em todos os segmentos da Companhia. Um dos marcos foi a execução de um plano abrangente voltado à eliminação de fatalidades, incluindo iniciativas voltadas à capacitação de lideranças e operadores e à adoção de padrões mais rigorosos nas operações. 

 

Veja as tabelas completas dos indicadores em Saúde e Segurança Ocupacional em números

Avanços e iniciativas estratégicas de 2024 

  • Criação das Gerências Regionais de Segurança do Trabalho, promovendo proximidade, adaptação e atuação direcionada para cada segmento;  

  • Alinhamento do Sistema de Gestão de SSO à ISO 45001, impulsionando melhorias contínuas em processos, sistemas e treinamentos. Até o momento, as unidades de Angatuba (SP), Otacílio Costa (SC), Monte Alegre (PR), Manaus II (AM), Correia Pinto (SC) e Ortigueira (PR) – celulose e papel - já foram certificadas pela norma, o que representa 26% das unidades industriais da Klabin, bem como as atividades da Klabin em Paranaguá (PR);

  • Implementação do Plano de Trabalho de Segurança, que engloba om iniciativas como:  

    • Programa Atitude Cinco Estrelas, incentivando a excelência em segurança; 
    • Auditoria de Requisitos de Segurança para Atividades Críticas, promovendo conformidade e mitigação de riscos; 
    • Revisão da Permissão de Trabalho (PT/AST), proporcionando rigor na liberação de atividades críticas; 
    • Plano Mestre de SSO Florestal, cocriado com a liderança, estruturado em pilares estratégicos, para segurança e eficiência operacional.   

Como próximos passos, estão previstas a continuidade da Análise do Gerenciamento de Riscos (AGR), com foco na operação e suas atividades; ações para a promoção e o fortalecimento do tema Segurança de Processos; e a ampliação das práticas para a evolução da mentalidade e da cultura de segurança. 

Aliado da segurança 

O Comitê de Segurança das Contratadas (COMSECON) tem sido essencial na implementação de ações preventivas, como gestão de riscos, campanhas de conscientização e inspeções de segurança.  

Entre as principais iniciativas, destacam-se: 

- Fomento às boas práticas: incentivo ao uso de Diálogos Diários de Segurança (DDS), entrevistas em campo e reconhecimento de atividades seguras; 

- Uso ativo da ferramenta "Relatos", fortalecendo a identificação e mitigação de riscos de forma colaborativa;  

- Mitigação da Tolerância ao Risco com o alinhamento das práticas de segurança das contratadas aos padrões da Companhia, promovendo maior integração e eficácia. 


KODS 2030
 

Zerar vidas mudadas* de colaboradores próprios e contratados 

 

2024 

2023 

2022 

2021 

Quantidade de vidas mudadas 

 

*O conceito de vidas mudadas foi introduzido em 2019 e refere-se a efeitos significativos causados por acidentes ocupacionais e de processo considerados gravíssimos e permanentes envolvendo pessoas. 

Em 2024, aconteceram quatro eventos de vidas mudadas relacionados à interação dos colaboradores com máquinas e equipamentos, descritos a seguir.

Foi registrado um acidente fatal com colaborador próprio durante a operação florestal; uma lesão com afastamento de um colaborador próprio decorrente da queda de equipamento; a perda de visão de um colaborador próprio, decorrente do atrito de uma partícula metálica com o olho; e um corte na mão em um colaborador terceiro, decorrente da operação com uma serra.

A Companhia lamenta cada uma das vidas mudadas e, por meio da SPEM (Segregação de Pessoas, Equipamentos e Máquinas) e do apoio de comitês técnicos especializados, segue fortalecendo a separação homem-máquina e promovendo a adequação de equipamentos e processos para a redução de acidentes. 

Nesse sentido, a criação das Gerências Regionais de Segurança do Trabalho ampliou a gestão nos diferentes segmentos, com iniciativas como:  

  • Criação do Book SPEM, promovendo padronização de dispositivos de segregação e sinalização;  

  • Procedimento Corporativo SPEM (2025), expandindo o programa para novas unidades;  

  • Mapeamento de processos na Gerência Regional de Santa Catarina, com foco em liderança, padronização e segurança de processos; 

  • Reestruturação da Segurança Florestal, com ampliação da equipe em 52%, fortalecendo a atuação em campo e aprimorando a mitigação de riscos.  

KODS 2030

Manter a taxa de gravidade de acidentes com colaboradores próprios e contratados abaixo de 50 

Taxa de gravidade de acidentes com colaboradores diretos e indiretos (por milhão de horas trabalhadas) 

 

2024 

2023 

2022 

2021 

Colaboradores (diretos e indiretos) 

220 

376 

55 

257 

Cobertura 

100% 

100% 

100% 

100% 

 

Em 2024 foi registrada redução de 41% na taxa de gravidade em comparação com 2023, No entanto, o resultado ainda se encontra acima da baseline da meta. 

Foram promovidos avanços importantes na investigação de ocorrências, ampliando a capacidade de aprendizado organizacional e permitindo a replicação de medidas preventivas em unidades com riscos similares. Também foram realizadas auditorias nos Requisitos de Atividade Crítica (RAC) em todas as unidades. 


Taxa de gravidade com colaboradores diretos (por milhão de horas trabalhadas)

 

2024 

2023 

2022 

2021 

Colaboradores diretos 

325 

239 

82 

444 

Cobertura 

100% 

100% 

100% 

100% 

 

Em 2024 houve o aumento na taxa de gravidade devido à ocorrência de um evento crítico com colaborador direto. Durante operação florestal, foi registrado um acidente fatal envolvendo um colaborador da Klabin, que foi atingido pela esteira de um equipamento enquanto realizava manobra ao final do turno de trabalho. 

 

Taxa de gravidade de empregados indiretos (por milhão de horas trabalhadas)

 

2024 

2023 

2022 

2021 

Colaboradores indiretos 

141 

488 

30 

60 

Cobertura 

100% 

100% 

100% 

100% 

 

Em 2024, ocorreram dois eventos críticos com colaboradores indiretos. Durante limpeza com hidrojateamento no tanque dissolvedor, houve desplacamento lateral de material, que atingiu colaborador terceiro e resultou em queda ao mesmo nível, ocasionando lesão com afastamento. E durante reparo em equipamento florestal, colaborador foi atingido por partícula metálica durante remoção de chapa, resultando em lesão com afastamento. 

 

KODS 2030

Alcançar nível mais avançado (Generativo/Sustentável) na metodologia Hearts and Minds ou equivalente 

Percentual de unidades por nível de maturidade*
 

Ano 

Unidades 

2024 

2023 

2022 

2021 

Patológico 

0% 

0% 

0% 

0% 

Reativo 

26% 

26% 

26% 

38% 

Calculador 

19 

61% 

61% 

61% 

34% 

Proativo 

10% 

10% 

10% 

7% 

Generativo 

3% 

3% 

3% 

3% 

Em avaliação 

0% 

0% 

0% 

17% 

 

 

*São consideradas 23 unidades industriais, operações florestais e o Centro de Tecnologia Klabin (CTK).  

Em 2024, as ações do ano tiveram como foco principal o endereçamento de oportunidades identificadas em diagnósticos anteriores, com o Plano de Transformação Cultural (PTC) servindo como ferramenta estratégica para fortalecer o Sistema de Gestão. 

O monitoramento das iniciativas foi aprimorado com o uso do PLAK - Plano de Ação Klabin, o que possibilitou maior controle e direcionamento das ações. A capacitação de lideranças também foi intensificada com a Jornada da Liderança, que somou mais de 3 mil horas de treinamentos voltados a novos conceitos, desenvolvimento de competências e fortalecimento da consciência em segurança. Com isso, a Companhia reafirma seu compromisso de fazer da segurança um valor essencial em sua cultura. 

Para 2025, todas as unidades passarão por novos diagnósticos, reforçando os avanços alcançados e contribuindo para a redução de ocorrências com alto potencial de gravidade. Também está previsto o início do alinhamento das ações com a Atitude Klabin e com os princípios da Cultura Organizacional da Companhia. 

Caixa de Texto 2, Caixa de textoCaixa de Texto 2, Caixa de textoCaixa de Texto 2, Caixa de texto 

 

Tópico Ação

Identificação de perigos e riscos 

O objetivo da Coordenação de Segurança de Processos é implementar um sistema de gestão que atue nas frentes de prevenção, prontidão, mitigação, resposta e restauração de liberação catastrófica de energia relacionada aos processos industriais do Negócio de Celulose e Papel. Em 2024, foram realizadas ações significativas para fortalecer a segurança de processos, incluindo:

1. Análise de riscos de processos (HAZOP e LOPA*): realização de estudos detalhados para identificar e mitigar riscos operacionais, como os conduzidos em Otacílio Costa (SC);

2. Classificação e análise de acidentes e incidentes de segurança de processos: padronização da classificação via sistema de incidentes com base na norma API 754, promovendo uma abordagem eficaz para categorização, análise e tomada de decisões;

3. Elaboração e divulgação de lições aprendidas: utilização de ferramentas, como a SEPROK, para compartilhar lições aprendidas de acidentes de segurança de processos, contribuindo para uma cultura de melhoria contínua;

4. Resposta a emergência: padronização dos processos de inspeção do sistema de emergência, permitindo a plena funcionalidade e manutenção adequada dos sistemas críticos de resposta a emergências.

A identificação de perigos e riscos de processo foi iniciada em 2023 como parte dos esforços contínuos para fortalecer a segurança e a proteção dos colaboradores. Em 2024, essas iniciativas foram ampliadas e aprimoradas, refletindo um compromisso contínuo com a segurança e a excelência operacional. Em 2025, serão iniciadas a implementação e a digitalização do processo de MOC (gestão de mudanças, na sigla em inglês) para sistematizar a aprovação interdepartamental, possibilitando a identificação de riscos e oportunidades em modificações de processos e equipamentos.  

*Siglas em inglês para Estudo de Perigos e Operabilidade e Análise de Camadas de Proteção, respectivamente, na tradução livre. 

Priorização e integração de planos de ação 

Em 2024, a Klabin avançou na consolidação de planos de ação para fortalecer a segurança e a eficiência operacional, com destaque para: 

- Plano Mestre de SSO Florestal cocriado com a liderança; 

- Certificação Superar e padronização com o BOOK SPEM; 

- Fortalecimento da Permissão de Trabalho, com software de gestão de riscos; 

- Auditorias Cruzadas focadas em RACs e Sistemas de Emergência. 

Essas ações seguem como prioridade para 2025, com foco na evolução da cultura de segurança e no cumprimento das metas corporativas. 

Saiba mais em Metas KODS

Integração de ações para respostas a situações de emergência

Em 2024, a Klabin deu continuidade ao projeto de padronização do Sistema de Resposta a Emergências, iniciado em 2023, com base em normas nacionais e internacionais. O objetivo é garantir rastreabilidade, disponibilidade e eficácia dos sistemas críticos, promovendo o engajamento da liderança na gestão de itens como bombeamento de água, hidrantes, extintores, detectores de fumaça, botoeiras de emergência, alarmes, sprinklers e redes de dilúvio.  

As principais etapas do processo incluem: 
1. Criação de procedimentos operacionais padrão;  
2. Criação de checklists de inspeção;  
3. Realização de visitas técnicas e emissão de relatórios de não conformidades;  
4. Treinamentos presenciais e online;  
5. Padronização da gestão das brigadas de emergência;  
6. Alinhamento com o time de seguros (PGR) para uniformização das práticas nas unidades;  
7. Comissionamento de novos sistemas de resposta a emergência;  
8. Apoio técnico para emissão/renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)  

Avaliação do progresso de redução e prevenção de riscos

A Klabin realiza avaliações periódicas das condições ambientais por meio do Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) e do Inventário de Riscos, que embasam o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) em todas as unidades. A validação do LTCAT é feita em parceria com a consultoria responsável pela sua elaboração e com a equipe de Segurança da unidade, promovendo precisão e alinhamento com a realidade operacional. Durante esse processo, foram implementadas melhorias relevantes, como: 
- Realização de novas avaliações quantitativas para validação dos resultados obtidos; 
- Revisão e redistribuição dos Grupos de Homogeneidade de Exposição (GHEs), favorecendo uma representação mais precisa das exposições; 
- Aprimoramento da gestão dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), com redução de falhas na distribuição e maior adequação às necessidades de cada setor.  
Essas ações resultaram em significativa melhoria na segurança e conformidade do ambiente de trabalho.

Auditorias internas Em 2024, foram realizadas auditorias de Requisitos de Atividades Críticas (RACs) em todas as plantas, alcançando uma média de 80% de atendimento, permitindo identificar a eficácia e as medidas de proteção do sistema produtivo no gerenciamento de riscos. Para 2025, a Companhia planeja realizar auditorias em 100% das plantas, incorporando novos critérios para aprimorar ainda mais a segurança e a eficiência operacional.
Verificação Externa O gerenciamento de Perigos e Riscos é orientado pela ISO 45001:2018. Seis unidades da Klabin têm certificações dentro do prazo de validade das auditorias realizadas entre os anos de 2020 e 2021, com as recertificações realizas e validadas até 2027.
Procedimentos para investigação de acidentes, incidentes e doenças relacionadas ao trabalho Em 2024, a Companhia avançou na modernização do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, dando continuidade a um projeto amplo e estruturante, em que foram revisados procedimentos existentes e definidos novos padrões aplicáveis a todas as unidades da Klabin. Destaca-se a capacitação da liderança em segurança de processo, com foco na estruturação e padronização de atividades relacionadas à investigação de incidentes e à gestão de modificações. Esse conjunto de ações contribui para que acidentes, incidentes e doenças relacionadas ao trabalho sejam investigados de forma eficaz e padronizada em toda a Companhia.
Treinamentos para colaboradores Desde 2023, a Trilha Cuidado e Valorização da Vida tem sido essencial para o desenvolvimento do time de SSO. Esta iniciativa inclui 14 cursos focados em ampliar a capacidade crítica e analítica da equipe de segurança, com conteúdos voltados à evolução da cultura de segurança e do sistema de gestão de SSO. 
Em 2024, houve uma revisão abrangente da avaliação de risco e uma atualização das metodologias de identificação e análise de riscos, aprimorando ainda mais o treinamento dos colaboradores. 
Para 2025, o foco será o desenvolvimento da mentalidade e do conhecimento de processos, permitindo que a equipe esteja mais bem preparada para enfrentar os desafios de segurança no ambiente de trabalho. A trilha de desenvolvimento continuará a ser uma peça-chave nesse processo, promovendo uma cultura de segurança eficaz e bem-estruturada.
Critério para compras e requisitos contratuais Desde 2022, A Companhia adota a pontuação do Comitê de Segurança das Contratadas (COMSECON) como um critério de contratação de compras. A iniciativa inclui avaliações sobre ações preventivas, gestão de riscos, campanhas de conscientização e inspeções de segurança.

GRI-403-9

Taxas e números de saúde e segurança ocupacional
 

 

2024 

2023 

2022 

2021 

Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho 

1,00 

4,00 

0,00 

2,00 

Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho 

0,01 

0,05 

0,00 

0,03 

Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos) (*) 

3,00 

2,00 

6,00 

6,00 

Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos) 

0,04 

0,03 

0,08 

0,09 

Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis (**) 

151 

106 

102 

112 

Taxa de lesões relacionadas ao trabalho (***) 

1,82 

1,39 

1,34 

1,70 

* Acidentes com afastamento que deixaram colaboradores afastados por mais de 6 meses.   

** Acidentes com afastamento.   

*** Acidentes com afastamento x 1.000.000/hht. 

 

Taxas e números de saúde e segurança ocupacional - colaboradores diretos
 

 

2024 

2023 

2022 

2021 

Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho 

1,00 

1,00 

0,00 

2,00 

Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho 

0,03 

0,03 

0,00 

0,06 

Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos) (*) 

2,00 

0,00 

5,00 

2,00 

Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos) 

0,06 

0,00 

0,14 

0,06 

Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis (**) 

99 

60 

57 

70 

Taxa de lesões relacionadas ao trabalho (***) 

2,78 

1,74 

1,59 

2,07 

* Acidentes com afastamento que deixaram colaboradores afastados por mais de 6 meses.   

** Acidentes com afastamento.   

*** Acidentes com afastamento x 1.000.000/hht. 


Taxas e números de saúde e segurança ocupacional – colaboradores indiretos

 

2024 

2023 

2022 

2021 

Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho 

0,00 

3,00 

0,00 

0,00 

Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho 

0,00 

0,07 

0,00 

0,00 

Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos) (*) 

1,00 

2,00 

1,00 

4,00 

Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos) 

0,02 

0,05 

0,02 

0,12 

Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis (**) 

52 

46 

45 

42 

Taxa de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis (***) 

1,10 

1,09 

1,11 

1,31 

* Acidentes com afastamento que deixaram colaboradores afastados por mais de 6 meses.   

** Acidentes com afastamento.   

*** Acidentes com afastamento x 1.000.000/hht. 

 

As informações detalhadas sobre os resultados, ações estratégicas e compromissos da Klabin em segurança e saúde ocupacional podem ser consultadas em Metas KODS


GRI-403-10

Taxa de doença ocupacional envolvendo colaboradores diretos (por milhão de horas trabalhadas)  

 

2024 

2023 

2022 

2021 

Colaboradores 

0,28 

0,29 

2,78 

Cobertura (% de colaboradores) 

100% 

100% 

100% 

100% 


Quantidade de casos de doenças ocupacionais reportáveis envolvendo colaboradores diretos e indiretos (por região) 

Região 

2024 

2023 

2022 

2021 

Norte 

Nordeste 

Centro-oeste 

Sudeste 

Sul 

Total 

10 

10 

10 

Em 2024, foram registrados 10 casos de doenças com nexo técnico previdenciário, ou seja, quando há uma correlação presumida entre a atividade profissional e o adoecimento do trabalhador, conforme definido pelo INSS. Observou-se um aumento desses casos na região Sudeste e a redução para zero registros na região Nordeste. 

A Klabin atua na prevenção e no tratamento desses casos por meio de comitês de ergonomia e do acompanhamento clínico realizado pelas equipes de saúde dos ambulatórios (composição multidisciplinar). Além disso, os colaboradores são orientados e encaminhados aos canais do programa Viver Bem, que oferece suporte em quatro pilares: saúde física, mental, social e financeira. Saiba mais em Gestão do tema Saúde

GRI-403-3

Serviços de saúde ocupacional 

Em 2024, a Klabin manteve o foco nos atendimentos aos colaboradores e no cumprimento às Normas Regulamentadoras, assim como na realização dos exames médicos ocupacionais, de acordo com os Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSOs) das unidades.  

Durante os exames periódicos, foi aplicado o questionário SELF REPORT QUESTIONNAIRE (SRQ-20), uma ferramenta de rastreio e monitoramento de saúde desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde e utilizada para avaliar indicadores de transtornos mentais nos colaboradores.  

Os procedimentos de Saúde Ocupacional foram revisados para padronização de práticas, a exemplo do trabalho em altura e espaço confinado, programa de conservação auditiva, Programa de Gerenciamento de Resíduos de Saúde (PGRSS), entre outras atividades de rotina relacionadas aos atendimentos ambulatoriais. 

Programas e benefícios associados à saúde – por temática 

Programa/Benefício Cobertura
Psicologia Viva (psicoterapia online para colaboradores e dependentes)  19.348 atendimentos realizados
Programa de Apoio ao Colaborador  740 ligações ao programa 
Outubro Rosa - % de Adesão Colaboradores 22,00%
Outubro Rosa - % de Adesão Dependentes 14,00% 
Novembro Azul- % de Adesão Colaboradores 20,00% 
Novembro Azul - % de Adesão Dependentes 15,00% 

 

GRI-403-6

Promoção da Saúde do Trabalhador 

Em 2024, o programa Viver Bem seguiu firme em seu propósito de promover o cuidado integral e preventivo, com foco nos pilares de saúde física, mental, social e financeira. A iniciativa oferece suporte aos colaboradores e seus familiares, incentivando hábitos saudáveis, bem-estar e qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho. Com isso, o programa reforça os valores da Companhia e contribui para a construção de um futuro mais seguro e sustentável.  

Iniciativas e resultados do Programa Viver Bem em 2024 

Saúde Física

  • Campanhas realizadas: Mês da Saúde, Outubro Rosa e Novembro Azul; 

  • Mais de 1.300 exames preventivos realizados; 

  • Revalidação de análises ergonômicas em 100% das unidades, conforme NR17; 

  • Crescimento na adesão à plataforma de atividade física: 38% no Brasil e 20% na Argentina. 

Saúde Social 

  • Programa Família lançado, com apoio em casos de luto, fertilização, adoção e Transtorno do Espectro Autista (TEA); 

  • 332 gestantes cadastradas, sendo 89 monitoradas (60% de adesão); 

  • Benefícios mantidos: isenção de coparticipação em exames e entrega de kit especial para bebês; 

  • Implementação do Auxílio Retificação de Nome, com suporte emocional, social e jurídico, incluindo o reembolso de despesas cartoriais; 

  • Realização do programa Portas Abertas, com visitas de familiares às unidades, fortalecendo vínculos e promovendo um ambiente mais acolhedor. 

Saúde Mental 

  • Ações educativas: autocuidado, saúde mental dos homens e primeiros socorros psicológicos; 

  • Brigada de Emergência com mais de 100 brigadistas capacitados; 

  • Inclusão de trilhas específicas sobre segurança psicológica em programas de liderança da companhia (mais de 200 participantes); 

  • 19.348 consultas de psicoterapia online e 740 atendimentos pelo Programa de Assistência ao Colaborador(a), 18% a mais que em 2023; 

  • Monitoramento em saúde mental aplicado em 67% dos exames periódicos, com acompanhamento e encaminhamento dos casos críticos; 

  • Resposta emergencial às enchentes no Rio Grande do Sul: mais de 300 atendimentos emergenciais, 100 acolhimentos psicológicos e 53 atendimentos psiquiátricos. 

Saúde Financeira 

  • Realização de campanhas sobre planejamento financeiro: 8 palestras com mais de 900 participantes de todos os níveis hierárquicos;  

  • Consultoria financeira gratuita para colaboradores e seus dependentes, com mais de 200 atendimentos realizados;  

  • Trilha de Educação Financeira e o Portal Escola de Negócios Klabin, voltados ao planejamento do futuro financeiro dos colaboradores. 

Caixa de Texto 2, Caixa de texto

 

A Gerência Corporativa de Segurança do Trabalho, vinculada à Diretoria de Gente & Serviços Corporativos, é responsável por manter o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) e por definir diretrizes e padrões para todas as unidades da Companhia. 

Com a reestruturação das áreas de Segurança, a Klabin passou a contar com gerências de Segurança organizadas por negócio, coordenações específicas de apoio e gerências regionais de Segurança do Trabalho, responsáveis por: padronizar as práticas de segurança nos negócios Florestal, Papéis e Embalagens; direcionar esforços estratégicos; e atuar de forma ativa nas unidades operacionais. 

O SGSSO, implementado em todas as unidades fabris e florestais, segue o ciclo PDCA, com foco na prevenção de perdas; na melhoria contínua dos processos; na preservação da vida, saúde e integridade física das pessoas; e na promoção da cultura Klabin, com engajamento ativo das lideranças. 

Capacitação e cultura de segurança 

A Trilha do Cuidado e Valorização da Vida é essencial para o desenvolvimento do time de SSO. Ela inclui: 

  • 14 cursos focados na cultura Klabin e no aprimoramento do SGSSO; 

  • Revisão da avaliação de riscos; 

  • Atualização das metodologias de identificação e análise de riscos; 

  • Desenvolvimento da mentalidade preventiva e conhecimento de processos. 

Estratégia 

A estratégia de SSO está centrada na integração de ações e respostas a emergências, incluindo: 

  • Desenvolvimento de padrões e diretrizes para inspeção e testes de sistemas críticos de emergência; 

  • Estruturação de auditorias cruzadas nos RACs (Requisitos de Atividades Críticas) e nos Sistemas de Emergência; 

  • Fortalecimento da segurança dos processos e operações. 

Cada negócio estruturou seu Plano Mestre de SSO, considerando seus desafios específicos, com: 

  • Organização por pilares estratégicos; 

  • Cocriação com a liderança; 

  • Acompanhamento por meio da Avaliação de Riscos da Companhia (AGR) e da certificação Superar, garantindo atualização contínua e alinhamento com as melhores práticas. 

A avaliação constante do progresso permite adotar práticas cada vez mais eficazes, reforçar a segurança como prioridade estratégica e promover um ambiente seguro, eficiente e sustentável. 

Gestão de segurança com contratadas 

Reconhecendo a segurança como esforço coletivo, a Companhia fortaleceu, em 2024, a integração das contratadas por meio do Comitê de Segurança das Contratadas (COMSECON). Um dos avanços mais relevantes dessa abordagem é o aumento da participação das empresas contratadas na ferramenta "Relatos", permitindo registros mais proativos de condições inseguras, cuidados ativos, decisões seguras e incidentes, fortalecendo a cultura de segurança baseada na transparência e na colaboração. Saiba mais sobre o COMSECON em Metas KODS

 

 

Atualizado e verificado em: 11/07/2025